terça-feira, 26 de maio de 2015

Uma viagem que ficará na memória - Miguel Macedo

Uma viagem que ficará na memória

Eu fui escolhido para representar o meu país e a minha escola na Alemanha (Theley) graças ao projeto MÚSICAS&MUSICAIS onde estou envolvido. Sempre quis ir à Alemanha para conhecer o país, mas com este projeto não só pude visitar o país como, ainda conhecer uma cultura completamente diferente da nossa. Eu sempre quis entrar no Projeto Comenius, e finalmente aconteceu. A viagem decorreu nos dias 4,5,6,7,8 e 9 de maio e eu estava muito nervoso pois era possível cancelarem o nosso voo devido à greve da TAP. Acordei e quando vi a mala à frente dos meus olhos lembrei-me que era o dia pelo qual tanto esperava.









Eram 5:30 da manhã quando cheguei ao aeroporto pois o nosso voo para o Luxemburgo era às 7:00.
 
 


















Quando aterramos no Luxemburgo fomos buscar as malas e, logo depois, tínhamos uma carrinha da escola de Theley à nossa espera para nos levar à escola onde íamos conhecer os nossos amigos. Quando cheguei e vi todos os amigos fiquei um pouco nervoso pois o meu amigo era muito maior que eu, ao contrário dos outros. Quando cheguei a casa fiquei impressionado pois a casa deles era enorme e até tinham um cão, o Odin.


 









O resto do dia foi livre. No dia seguinte fomos a uma piscina, praticamente no meio do mato e depois fomos ensaiar o musical. Antes do ensaio eu, o João, o Afonso e a Nádia fomos a uma sala onde a Elena (amiga da Nádia) nos ensinou a contar até 10 e dizer o alfabeto em alemão. Foi muito divertido.












Na quarta-feira fomos a Saarbrücken (capital do estado do Surre) participar numa assembleia europeia juntamente com alguns alemães e com todos os alunos turcos, romenos, catalães e polacos. Eu, a Madalena e o Nuno fomos escolhidos para falar e apresentar a nossa escola e país. No final da assembleia formámos grupos e fomos visitar a cidade, que era linda. Também fomos ao centro comercial e a uma loja muito tradicional comprar prendas para a nossa família.




          








A quinta-feira foi o dia do espetáculo que correu muito bem. Eu e a Íris cantámos o Ode to Joy (hino da alegria) à frente, ao microfone. Depois houve uma festa com música “a bombar”, comida e até as professoras estavam a dançar e a divertir-se. Infelizmente tive que sair mais cedo, pois no dia seguinte tínhamos que acordar bastante cedo.




Era o último dia útil, pois no sábado tínhamos que ir para o Luxemburgo muito cedo para apanharmos o voo para Lisboa, às 7:00. Acordei muito cedo para ir novamente para Saabrüken, mas, desta vez com a minha família de acolhimento. Pude conhecer melhor a cidade pois fomos a postos de turismo, a lojas e até um mercado debaixo da terra, que parecia uma estação de metro. A cidade é mais ou menos do tamanho de Braga e é uma mistura de tradicional, com os telhados em bico devido à neve, (pois no inverno a temperatura naquele local chega a atingir os 15 graus negativos) com o moderno com ecrãs em todo o lado, grandes centros de exposições e centros comerciais. O meu almoço foi um gelado de cereja e, o que me meteu mais impressão foi o facto de termos que pagar 50 cêntimos para entrar em qualquer casa de banho. Os alemães jantam muito cedo, logo, às 17:00 estava a comer a maior piza da cidade.




       
Chegou o último dia, o pior dia. Eu queria ficar lá para sempre mas sabia que tinha de voltar para Portugal. A despedida foi muito difícil, para todos e foi muito triste quando sentimos a carrinha a arrancar, rumo ao Luxemburgo. O voo foi um pouco atribulado mas pudemos disfrutar pois ficámos, praticamente todos juntos porque pedimos para alguns alunos trocarem com passageiros. Nós até pudemos ver Cordilheira Cantábrica ou Montes Cantábricos (cadeia montanhosa no norte de Espanha). Adorei esta experiência e recomendo a toda a gente que se inscreva neste projeto que tentarei repetir.


                                                                              Miguel Anselmo  7º3ª       nº17

Theley - Alemanha por João Alves

Alemanha - Theley




# A partida
Tudo começou no dia 4 de Maio pelas 5 horas da madrugada….
Foi esta a hora que combinámos estar no aeroporto de Lisboa, para partirmos numa viagem maravilhosa a um país desconhecido.
Ainda não acreditava que isto estava a acontecer, mas a verdade é que já estava dentro do avião a caminho do Luxemburgo. Depois de 2 horas e 35 minutos de viagem de avião chegámos ao nosso destino para, daí, seguirmos de carro para Theley, na Alemanha.
Ao chegarmos à escola em Theley, foi-nos apresentado o nosso novo amigo com o qual iríamos partilhar esta nova aventura durante uma semana. O meu novo amigo chamava-se Jacob e tinha 15 anos, a mesma idade que eu. Fiquei hospedado em casa do Jacob, que vive com os pais, a irmã e os Avós.                                                       
                                                                                                    

#Dia 2 O nosso segundo dia começou às 6:30 da manhã, após um pequeno-almoço requintado à base de ovos mexidos e bacon.
Às 7:48 apanhámos o autocarro no centro da vila de Hasbon para Theley. Às 8 horas já estávamos na escola para começar a partilhar com os meus colegas da escola as experiências vividas no dia anterior.
Ficámos a conhecer a escola, o recreio, o refeitório, o bar e o seu funcionamento. Achei que havia algumas diferenças entre a nossa escola em Portugal e a escola na Alemanha. O toque da campainha é uma melodia e tem altifalantes dentro da sala de aula para a directora da escola poder falar directamente com os alunos e professores. Neste mesmo dia tive oportunidade de assistir à aula de F.Q. e achei muito engraçado não perceber o que falavam, por ser em Alemão, mas percebi a matéria quando era escrita no quadro.




  






#Dia 3
O nosso dia começou como no dia anterior….
Mas ao chegarmos à escola deparámo-nos com um programa diferente;  o dia foi dedicado a ensaiar para o espectáculo que se iria realizar no dia 7 de Maio, quinta- feira.
Fizemos um intervalo nos ensaios e tivemos oportunidade de ir à piscina, descontrair, brincar e conviver. O resto do nosso dia foi passado a ensaiar.  
No final do dia regressámos a casa dos nossos amigos que nos acolheram na Alemanha.
Eu jantei e depois estive a falar via skype com a minha família e amigos de Portugal.








#Dia 4
No quarto dia visitámos a cidade de Saarbrucken com o objectivo de ir ao parlamento e falar com os deputados. Alguns colegas meus de Portugal foram escolhidos para fazer algumas perguntas relacionadas com o nosso país.
Depois do almoço fomos conhecer a cidade e fazer algumas compras de lembranças para levar para os amigos e família de Portugal.
Regressámos a casa às 17 horas para jantar. Neste dia fui jantar fora porque a mãe do Jacob fazia anos. Fomos a um restaurante e pude ver como fazem as refeições de forma diferente. Primeiro comem um prato de salada e a seguir o prato de carne, não misturam tudo no mesmo prato como nós.



#Dia 5
No quinto dia acordei cedo e o pequeno-almoço foi ovos mexidos e bacon.
Às 7:48 apanhámos o autocarro para Theley, com destino à escola para passarmos o dia a ensaiar para o espectáculo dessa noite. Parámos para almoçar e descansar um pouco e retomar os ensaios à tarde.
À noite foi a apresentação do nosso espectáculo, que correu muito bem graças ao trabalho e empenho de todos nós. No final do espectáculo houve uma festa de comemoração e despedida desta maravilhosa viagem.


  
#Dia 6
No sexto dia acordámos um pouco mais tarde….
Eu estive o dia todo em casa com o Jacob e a família; foi um dia de descanso e não fizemos nada!
No final da tarde fui ter com a minha amiga Madalena e com a família de acolhimento dela.
 Fomos à sua quinta tratar dos vários animais que tinham. Estive a tirar os ovos das galinhas e a tratar dos coelhos. Comemos gelados. Regressei a casa feliz por ter tido uma experiência nova, diferente e muito divertida.

# A Chegada
Era o dia da despedida. Estávamos todos um pouco tristes por voltarmos a Portugal e deixar os amigos que fizemos  na Alemanha.
Foi uma experiência maravilhosa e tenho de agradecer à professora Anabela Chaves e a toda a equipa que fez deste espectáculo e viagem um sucesso.
Foi uma experiência enriquecedora, que me permitiu fazer algo que gosto muito, experienciar novas culturas, fazer novos amigos e conhecer melhor os adultos que nos acompanharam. Será uma experiência que me acompanhará para a vida e me trará recordações maravilhosas!















João Alves nº15 8ºA

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Vídeo feito pelo canal Alemão

Podem ver o vídeo que o canal de televisão Alemão realizou, após quase 4horas de filmagens e entrevistas com os alunos, durante os ensaios. Passou hoje, na TV Alemã.
A partir do minuto 21.5O clicar AQUI


sábado, 9 de maio de 2015

A despedida

Depois de uma intensa semana de trabalho, convívio e muitas aventuras, chegou a hora da despedida. Para trás ficam as conversas em Inglês; as refeições com produtos diferentes, num horário a que não estavam habituados. Para trás ficam momentos inesquecíveis, passados numa família que não era a deles mas que os acolheu com carinho. 
Guerreiros, [como todos os anteriores grupos de 'alunos Comenius'], representaram a Escola e o País, condignamente. 
Esta experiência ficará gravada na memória de cada aluno, para sempre. 
Obrigada!



Ansiosos, à espera do ensao geral

Antes do espetáculo começar houve um ensaio geral. Os alunos aguardaram, sentados, a sua vez. Depois, foi tempo de vestir, calçar e pentear. Os nossos marchantes estavam prontos para enfrentar o palco com uma marcha popular.


A televisão também esteve presente

Antes do espetáculo um canal de televisão, Alemão, foi entrevistar os alunos participantes neste encontro internacional. O aluno Nuno Esteves foi o representante português. 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sessão de trabalho no parlamento de Saarland

Foi com grande emoção que participámos, ontem, numa sessão de trabalho no Parlamento de Saarland [um dos 16 estados federados Länder, no sudoeste do país. A região, originalmente habitada por tribos celtas, passou a fazer parte do Império Romano no século I. O domínio Romano durou até o século V, quando os francófonos conquistaram o território e o dividiram em várias regiões, que, ao longo dos anos, foram adquirindo a independência.