segunda-feira, 25 de julho de 2016

Lublin - Polónia

A minha viagem à Polónia

Olá, eu sou o Miguel Anselmo e vou contar-vos um pouco da minha aventura na Polónia.
Primeiro dia: Acordei às 3:00 para, às 6:45, embarcarmos no Aeroporto da Portela com destino a Espanha. Quando chegamos a Madrid, ainda ponderamos ir visitar a cidade,  mas, infelizmente, achamos melhor não visto que nos podíamos atrasar para o nosso outro voo para Varsóvia. Ficamos mais de seis horas em Madrid e, muito tempo depois, embarcamos para Varsóvia, onde chegamos às 19:05. Depois de comermos no McDonald' s,  apanhamos um autocarro, com os alunos da escola parceira turca, que nos levou a Lublin.


Segundo dia: Foi o nosso primeiro dia completo em Lublin! De manhã, vimos a escola e à tarde, fomos a um lindo lago chamado Zemborzychi Lake. Depois disso voltamos para as nossas famílias e tivemos o final da tarde livre. O Jakub (rapaz em casa de  quem eu estava) deslocou a perna e teve de ir ao hospital, logo eu fui visitar o centro da cidade com a mãe dele, com o Filipe, o Afonso, o Bartek e o pai dele. Foi muito divertido e pudemos aprender muitas coisas sobre a história da Polónia.

 

Terceiro dia: Neste dia fomos observar o folclore polaco e as diferenças entre, por exemplo, o folclore da região de Lublin  e o  da região de Cracóvia. Mais tarde fomos a Nałęczów, a um jardim do estilo inglês e provamos vários tipos de água mineral. Depois, no caminho para Lublin, paramos numa espécie de taberna para comer. Muito sinceramente, não gostei muito da comida de lá!
Quarto dia: Fizemos um workshop sobre plantas medicinais e depois fomos para um lindo Jardim Botânico onde  fizemos alguns jogos. Mais tarde, fomos ao campo de concentração de Majdanek, em Lublin, foi das experiências mais aterradoras que eu já vivi! Depois eu e os outros portugueses ainda fomos com os nossos amigos à quinta da família da Wiktoria e até pudemos andar de trator.
Quinto dia: Este foi, provavelmente, o melhor dia. Os alunos polacos falaram-nos sobre a região de Roztocze antes de partirmos para lá. Foi uma longa viagem de Lublin até lá, mas valeu a pena, a região era linda! Fomos fazer canoagem no rio e foi das paisagens mais belas que eu já vi. Depois da canoagem, fomos comer a outra espécie de taberna que havia ali perto.
Sexto dia: O último dia de atividades também foi muito divertido. Apresentamos o prezi que fizemos previamente e correu muito bem. Também fizemos um workshop de química e provamos uma espécie de gelatina feita usando métodos químicos. Assistimos  ainda a uma apresentação sobre o cérebro e fizemos alguns quizes. Depois  de tudo isto, almoçamos na escola e fomos ao bowling com os outros portugueses (com os amigos deles) e duas romenas. A seguir ao  bowling jantamos no McDonald's e fomos a um parque com outros amigos polacos.
Sétimo e último dia: Este foi o dia mais triste porque era o dia da nossa despedida. Encontramo-nos no hotel onde as professoras estavam hospedadas por volta das 10:30, para termos tempo de nos despedirmos da nossa família para, às 11:00, apanharmos uma carrinha que nos levaria ao Aeroporto de Varsóvia. A despedida foi muito difícil, mas era necessário pois a nossa família e amigos esperavam-nos em Portugal. Desta vez o voo foi direto, mas foram longas quatro horas de viagem. Chegamos a Portugal cerca das 20:30 e a nosso família esperava-nos no aeroporto.

Além da viagem de que vos falo, já pude desfrutar desta experiência no ano passado, na Alemanha e adorei as duas. Foram experiências para a vida! Aconselho a toda a gente que esteja indecisa a participar neste programa pois, para além de conhecerem um novo país e uma nova cultura, de graça, melhoram o inglês de uma maneira impressionante.
Miguel Anselmo
Nº21
8º3ª



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.