quarta-feira, 8 de maio de 2019

Viagem a Florença - Maria Branco


Olá, 

chamo-me Maria Branco, sou do 7º4ª e fui convidada para o projeto Erasmus+ a Florença que é a capital da Toscana. 

Fui com mais cinco colegas e duas professoras. Em Itália encontrámo-nos com alunos Erasmus de Galiza e Córdoba (Espanha).

Uma das razões pelas quais fui escolhida para ir a Florença foi porque no ano anterior tinha estado envolvida no projeto tendo inclusive recebido alunos Erasmus+ em minha casa.

Eu já tinha ouvido falar sobre a cidade Florença, mas quis saber mais, então decidi pesquisar. A cidade de Florença é muito rica em arte e cultura, foi muito importante na altura do Renascimento e foi lá que se aperfeiçoaram várias técnicas de pintura. Foi por isso que desenhámos e pintámos os nossos desenhos com aguarelas.
Gostei muito de desenhar e pintar, mas tive algumas dificuldades. A verdade é que não tinha muita experiência com as aguarelas e estava a pintar e desenhar na época de testes e tinha um tempo limitado, mas mesmo assim não desisti, e quando acabei de os pintar olhei para eles e pensei “Fui eu que fiz isto?”.

A viagem para Florença começou no dia 9 de março. Estávamos todos ansiosos, despedímo-nos das nossas famílias e seguimos para a viagem de avião. Para mim esta foi a primeira vez a andar de avião. A viagem foi maravilhosa! Fiquei à janela e consegui ver o pôr-do-sol. 

Quando chegámos as famílias esperavam-nos e foram muito simpáticas. A família que me acolheu era constituída por um casal com dois filhos: a Adele (filha mais velha) e o Duccio. Quando cheguei a casa tinham uma folha a dizer “Benvindo Maria” que eu ainda tenho guardada. A família foi maravilhosa, acolheram-me muito bem e eu senti-me como se estivesse em casa.

No dia em que cheguei eu e a Adele ficamos a falar até tarde para nos conhecermos melhor e descobrimos que tínhamos muitas coisas em comum. Noutras noites, jogámos vários jogos todos juntos, mais os pais e o Duccio e conheci os tios e as suas duas avós e avô.

No domingo, eu e a Adele e a sua família fomos visitar San Gimignano em Siena e fomos com a Matilde e a Madalena, umas colegas minhas, mais as suas famílias Erasmus, foi um ótimo dia!    
Durante essa semana, no primeiro dia, na parte da manhã, a escola preparou as boas-vindas e ofereceram-nos um saco que tinha uma camisa, uma caneca e uma pulseira ou porta-chaves. A seguir tivemos uma sessão fotográfica onde tanto nós, como os colegas italianos, vestimos fatos da era renascentista o que teve muita piada! Na parte da tarde encontrámo-nos com o presidente da Câmara de Calenzano e a seguir fomos jantar fora todos juntos; comemos comida típica toscana.

No terceiro dia, fomos fazer uma gincana a Florença. Juntaram-nos em grupos misturados para socializarmos com todos, por isso, misturaram portugueses e espanhóis em equipas diferentes e tínhamos de responder a um quiz. Primeiro, os professores italianos falavam sobre cada lugar e depois respondíamos à respetiva pergunta.  


Durante esse dia visitámos belos monumentos. Gostei mais do Duomo porque parecia um quadro pintado no céu azul, mas infelizmente só o vimos por fora. Também visitamos o Palazzo Vecchio, a Ponte Vecchia e muitos mais.

O quarto dia passámo-lo todo na escola de Calenzano e jogámos ao jogo do ganso sobre Cosimo III de Medici. Eu e a Maria, uma colega minha, estivemos no “tabuleiro de jogo”. A Maria lançava os dados gigantes e eu era o peão. Este jogo tinha as suas próprias regras e os nossos desenhos eram casas do jogo. Nós ficamos em terceiro lugar, o que já foi uma vitória! No final entregaram uma imitação do jogo em miniatura aos professores e a nós umas bolachas muito boas.

Nesse mesmo dia, à tarde, fomos visitar o palácio Medici Villa de Poggio a Caiano. Primeiro vimos umas pinturas com naturezas mortas e com os retratos dos membros da família Medici, depois vimos o jardim muito bonito e enorme, cheio de árvores. Tinha também umas estufas e, por fim, vimos a casa em si com várias salas e retratos de alguns membros da família Medici. No final quando nos íamos embora tiramos uma foto todos juntos. Gostei muito do dia!


Na quinta-feira, voltámos a ir a Florença, mas desta vez fomos com os italianos. Fomos de comboio. Neste dia vimos a Cappelle Medicci que tem vários túmulos da família Medici, incluindo o de Cosimo III de Medici. Aprendi que na altura do renascimento: a maior parte das peças decorativas eram feitas com uma técnica que consiste em colocar vários pedacinhos de pedras preciosas  em madeira até formar a forma desejada. Esta técnica deixou-me espantada! Achei muito interessante. Também fomos ver o Palazzo Pitti – Galleria Palatina, mas por dentro. O Palazzo Pitti é muito grande e muito bonito. Dentro do palácio vimos uma galeria de arte cheia de quadros muito bonitos e posso dizer que, como antigamente não havia luz, eles movimentaram os quadros, entortando-os de modo a ficarem mais visíveis. Também vimos o jardim do palácio, era muito grande e cheio de arvores. Conseguíamos ver à distância o Palazzo Vecchio e o Duomo. Mais para o fundo do jardim encontrava-se uma fonte rodeada por uma espécie de muro de buxos.


No final do dia eu, a Adele e mais outros colegas italianos e espanhóis fomos ver Calenzano Alto à tarde,  quase noite e tirámos várias fotos do pôr-do-sol e uma foto nossa para recordarmos esse dia.

No último dia, na escola, despedímo-nos dos nossos amigos com um lanche feito pelas famílias que nos acolheram. Depois de lancharmos caminhámos até Travalle e fizemos um pic-nic. Durante a tarde cada um de nós esteve com a “sua” família. Durante esse tempo fui andar de cavalo com a Adele, o Duccio e a mãe deles, a Verónica. Foi a minha segunda vez a andar e eu gostei mesmo muito; aprendi a marchar e a andar a trote!


Durante a noite a escola preparou um jantar com todos. Os alunos e os professores foram dançar todos na “discoteca”. Adorei a noite, dançámos e cantámos todos juntos, revi colegas italianos do ano passado quando eles vieram a Portugal! Foi incrível! Foi uma semana que nunca me irei esquecer!

No último dia, sábado, eu a Matilde, a Madalena e a Mafalda fomos com as nossas famílias passar o dia todos juntos, almoçamos e fomos à praia passar a tarde.

No dia em que regressei ofereceram-nos duas pulseiras, um cachecol da Fiorentina, queijo e salame feito por eles e uns bombons. Foi engraçado porque nós também lhes tínhamos oferecido comida (pasteis de nata), um cachecol do Sporting, além de uma faiança com motivos da cidade de Lisboa.

 A despedida foi muito emotiva, chorei muito mas fiquei com vários amigos. Vamos mantendo contacto através do WhatsApp. 

 Espero que futuros alunos do Erasmus+ se divirtam e aprendam tanto quanto eu. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.