quinta-feira, 27 de junho de 2019

Córdoba - as primeiras atividades


A semana começou com uma reunião de boas vindas aos alunos de Ribeira, Lisboa e Florença. 
A Diretora do Instituto Medina Azahara ofereceu presentes aos estudantes e recebeu dos países visitantes algumas lembranças. Os professores reuniram depois para definir todo o trabalho que deverá ser ainda efetuado no site do projeto.


Seguimos depois para a primeira atividade: uma visita guiada à mesquita de Córdoba, uma impressionante obra arquitetónica que encerra a fusão entre a cultura islâmica e cristã. 
A mesquita de Córdoba [ou catedral], data do século X, quando a cidade atingiu seu apogeu, sob o governo do emir Abderramão III, um dos maiores governantes da história islâmica. Naquele tempo, Córdoba era a cidade mais próspera da Europa, ofuscando o Império Bizantino em ciência, cultura e artes.
A Catedral de Córdoba, também conhecida apenas como Mesquita de Córdoba ou Catedral de Córdoba, situa-se em Córdoba, na Andaluzia, Espanha. Data do século X, quando a cidade de Córdoba atingiu seu apogeu, sob o governo do emir Abderramão III, um dos maiores governantes da história islâmica. Naquele tempo, Córdoba era a cidade mais próspera da Europa, ofuscando o Império Bizantino e Bagdá em ciência, cultura e artes.
A mesquita foi consagrada como catedral cristã no mesmo ano em que Córdoba foi reconquistada, em 1236.


Lucía Tavira é uma soprano lírica, cordobesa, ex aluna do professor Alberto Rubio. Hoje pudemos ouvi-la, num concerto barroco,belíssimo, na Iglesia de S.Francisco, em homenagem a Cosimo III. 
Lucía fez questão de ser acompanhada pelo seu professor, num concerto aberto à população da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.