sábado, 23 de janeiro de 2016

Uma viagem inesquecível

Eu fui uma das alunas escolhida para representar o meu país em Itália [Nápoles] na escola Don Salvador Vitale no Projeto de Erasmus+. O Projeto chama-se “Be healthy, be natural, be smart” e incide no estudo das ciências naturais. Fiquei muito contente por ser a primeira vez que ia andar de avião e por ir conhecer hábitos e comidas de outro país. A viagem decorreu nos dias 10,11,12,13,14,15,16 de Janeiro.
Quando acordei fiquei muito nervosa pois não sabia se ia correr tudo bem… ia para outro país sem os meus pais uma semana mas no fundo estava feliz por ir. Eram 11:30h da quando cheguei ao aeroporto. O nosso voo partia às 14:30h para Munique onde fazíamos escala para Giuliano in Campania (Nápoles) onde chegámos às 22.50h. Primeiro fomos buscar as malas e de seguida fomos ter com as nossas famílias. Alguns de nós foram jantar ao McDonalds (Madalena, Íris e as respetivas famílias). Quando cheguei a casa dela fiquei espantada por me pedirem para tirar os sapatos antes de entrar, e então percebi era um costume habitual. Fiquei muito contente também por eles terem um cão, o Tommy.
            
                                    
2º DIA
Fui conhecer um das escolas do programa (não era a escola da minha amiga italiana de acolhimento). Vimos uma apresentação que os alunos fizeram sobre o projeto Erasmus+, mostraram-nos a escola, comemos um lanche e partimos para o Lago Avernus. No caminho vimos várias paisagens incluindo um vulcão e uma praia. Nesse lago fizemos uma atividade física em volta do mesmo. Quando acabamos a atividade fomos almoçar e convivemos com o grupo espanhol dos rapazes. Ao final do dia esperámos pelas nossas famílias na escola e fomos para casa.                        


                                                                              
 




3º DIA
Começamos a manhã na escola a ver um Power Point sobre as plantas mediterrâneas e sobre o mel na importância da dieta mediterrânica. Fizemos um questionário sobre esse assunto e em seguida partimos para fazer apicultura. Quando lá chegamos vimos umas plantas mediterrâneas e explicaram-nos que íamos mexer em abelhas. Vesti o fato e saí com o grupo, o instrutor e a tradutora. Achei graça mas estava com medo. À saída foi-nos dito como faziam o mel e comprei quatro frascos de compota.
                                   
                  

Dali partimos para o Birds Park onde vimos uma quinta com muitos animais e tivemos a aprender quais eram as plantas mais utilizadas na alimentação mediterrânica. Praticamos arco e flecha, equitação e almoçámos também na quinta. Regressámos a escola, fui ter com a minha família e seguimos para o shopping onde se encontravam a Madalena a Íris e as suas famílias e mais tarde apareceu a Margarida. Acabámos a noite a fazer compras e a comer pizza.
                            
                             
4ºDIA
Neste dia fomos conhecer a escola das nossas amigas italianas. Quando lá chegámos apresentaram-nos a turma delas e logo de seguida fomos para a sala de aula onde esperamos que um professor nos fosse buscar. De seguida fomos para o auditório ver a orquestra a tocar músicas italianas e vimos também um PowerPoint sobre a escola. Quando tudo acabou tinham no corredor umas apresentações de cada país onde Portugal tinha como personagens Fernando Pessoa, Fernão de Magalhães, cozinheiras tradicionais e o Cristiano Ronaldo. Mais tarde fomos a fábrica de mozarela com as amigas italianas da Íris e da Madalena, provámos um pouco de mozarela e depois fomos ver como era feito o queijo.
Regressamos à escola e almoçámos comida tradicional feita pelos pais dos alunos. À tarde apresentamos os nossos Power Points e fiquei muito feliz por ter corrido bem pois fomos os únicos alunos a apresentá-los e tínhamos trabalhado muito. Mais tarde a minha Família foi-me buscar e encontrámo-nos com a Família da Íris e da Madalena num restaurante italiano.
     

5º DIA
Fomos para a escola e estivemos a ver um Power Point sobre as maçãs Anurcas e depois respondemos a um questionário. Mais tarde dirigimo-nos para o laboratório onde nos mostraram várias experiências com o sumo de maçã Anurca. Quando terminámos, jogámos um jogo e empatámos! De seguida partimos para a fábrica ver como faziam sumo e os utensílios que utilizavam para o fazer. Almoçámos lá, assim que terminamos fomos para a escola onde a minha família me esperava, jantei em casa e depois jogámos jogos e fui dormir.
    
      
           
6º DIA
Regressámos à primeira escola onde respondemos a um Quizz nos computadores. Quando acabámos fizemos uns desenhos sobre os acontecimentos dos outros dias do projeto Erasmus+ (no meio tivemos um lanchinho com bolos de tradicionais de Nápoles). Almoçámos na escola e a comida era muito boa, principalmente a pizza. Depois de tirar muitas selfies fomos ter com as nossas famílias e fomos para casa. Durante toda a tarde estive a preparar-me para a festa da minha italiana, a Miriam que tinha feito anos, o jantar foi num restaurante com máquinas de jogos e ela tinha convidado a turma toda, a Madalena e a Íris. Saímos de lá à meia-noite e quando cheguei a casa fui dormir triste porque ia embora no dia seguinte.
     

7º DIA (A despedida)
Chegou o dia de voltarmos a casa. Estávamos todos muito tristes pois queríamos voltar mas ao mesmo tempo não queríamos deixar os novos amigos e as suas famílias.
Eu adorei a minha família de acolhimento e todos os dias que passei em Giuliano in Campania (Nápoles), foi uma experiência fantástica que me enriqueceu muito e me possibilitou conhecer novas culturas, através de alunos italianos e de outros países.
Gostaria de agradecer à Professora Anabela Chaves e à Professora Preciosa Silva e a todas as pessoas que pertencem ao projecto e à minha família de acolhimento, Miriam, Daniele, Marzia e Gianni.
Recordarei para sempre esta semana.
          
                       

Mariana Lopes - 8º-2ª                                                                                                                                                                                                       

A melhor e mais emocionante experiência de sempre


Uma experiência de dia 10 a dia 16 de janeiro de 2016

Realmente eu estou aqui para vos falar da minha experiência inteirinha em Itália, claro a começar pelo dia 1. Mas em vez disso decidi contar-vos desde o primeiro dia, o dia em que tudo começou…
Pois então, deixem cá lembrar-me…há sim, tudo começou…


…#1º dia de aulas
1º dia de aulas, sim, quando matamos saudades e falamos sobre as férias!! Estávamos na aula de Ciências quando a professora nos disse que nos ia apresentar o projeto Erasmus+, realmente achei tão interessante , que me inscrevi no próprio dia, até porque adoro ciências. A partir desse dia marcou-se um horário para que todos pudessem ir…


...#1ª reunião do projeto Erasmus+
Nesta reunião falámos do que íamos fazer, que países participavam, quais as datas das viagens e esse tipo de coisas. Também fizemos um questionário em que tínhamos que selecionar 6 frases para descrever saúde. A partir dessa reunião foi só trabalho.


…#reuniões do projeto Erasmus+
O nosso grupo trabalhou imenso, fizemos todos os PPT em português e depois passamos para inglês, com a ajuda da professora Sandra Pedra, que também nos ajudou a treiná-los.


…#contacto
Tinha havido uma reunião no dia anterior, para darmos os contactos e logo no dia a seguir fui logo contactada pela minha amiga italiana e fiquei imensamente feliz. Fui falar imediatamente com ela no Whatsup e começamos logo a ser amigas. Conhecemos os gostos uma da outra, a família e depois só contávamos os dias que faltavam para nos encontramos finalmente. Falava com ela todos os dias…

Ufa… finalmente chegamos ao 1ºdia...
Mas primeiro, que indelicadeza a minha ainda nem me apresentei.
Olá eu sou a Íris, Íris Rodrigues do 8º1ª e tenho 13 anos.
E agora sim vamos continuar…


…#1ºdia
Eram 7:00h da manhã quando me levantei, preparei-me, peguei nas minhas coisas e eu e a minha mãe fomos tomar o pequeno- -almoço. E entretanto chegou o meu pai para me levar ao aeroporto. Fui a primeira dos alunos  e encontrei-me com a Mariana, com a Margarida e depois fomos para o ponto de encontro. O João como sempre foi o último a chegar, ahahahah. Fomos fazer o check-in e depois tivemos que nos despedir. Depois esperámos na porta de embarque até o avião chegar, atrasado. No avião ia ao pé da Madalena e do João e estávamos sempre a tirar fotos, quer dizer, eu estava porque eu é que ia à janela. Foi muito divertido. Na segunda parte da viagem, a maior parte de nós dormiu. Quando chegamos estávamos ansiosos, recolhemos a bagagem e fomos ter com as nossas famílias. Fui recebida de braços abertos, literalmente, mal a Camilla me viu, a minha amiga, correu e deu-me um enorme abraço. Depois de nos conhecermos fomos comer ao Mcdonald’s e depois fomos para casa, instalei-me e fui dormir, tinha um quarto e uma casa de banho só para mim.
 

…#2ºdia

Eram 7:00h da manhã quando acordei, aliás neste e nos outros dias, preparei-me, tomei o pequeno-almoço e saímos de casa. Deixamos a Camilla, depois o irmão dela e só depois foi a minha vez. Encontrámo-nos numa sala na escola central. Depois quando fomos à entrada fomos recebidos por alunos e cada um segurava a bandeira de cada país que participava no projeto. Depois fomos ao auditório e assistimos a um espetáculo que eles prepararam para nós. Foi muito engraçado. A seguir vimos alguns PPT sobre as escolas, o território e dieta mediterrânica. Depois saimos e fomos até ao lago Averno e fiz a maior corrida da minha vida…


Fizemos tanto exercício que nem sei…
Mas adorei, foi fantástico. Depois fomos visitar o EcoParco, onde almoçámos. Primeiro entradas, massa com tomate, dois pratos e sobremesa. Espaço fantástico. Tinha piscinas e lagos… Depois fomos para casa onde jogamos “Just Dance” na Wii.

...#3ºdia
Na terça vimos PPT sobre as plantas da dieta mediterrânea e a importância do mel na nossa dieta e depois respondemos a um questionário. A seguir fomos visitar os apiários, onde vivem as abelhas, onde comprei marmelada e outras coisas. Depois fomos ao Parque das Aves, onde bebemos leite com chocolate puro, ou seja, amargo e pão com mel. Fomos visitar a mata, onde fizemos tiro ao arco e andamos a cavalo, o rio, a horta e onde estavam os animais. Depois voltamos para almoçar, muito bom. Depois fomos para a escola e fizemos uma caça ao tesouro e o grupo da Madalena é que ganhou. Depois fomos às compras com as nossas famílias, jantámos lá e depois fomos para casa.


…#4ºdia
Neste dia nós estivemos na escola das nossas amigas, onde vimos PPT sobre como a Mozzarella é feita e depois respondemos a dois questionários e depois fomos visitar uma fábrica de queijo Mozzarella, onde vimos como se faz manualmente e com a máquina. E depois comemos Mozzarella. Depois fomos almoçar à escola, onde provamos vários tipos de comida. Quando chegamos à escola apresentámos os trabalhos que realizamos ao longo do projeto. E depois fomos visitar a cidade com as nossas famílias, jantámos e depois fomos para as nossas casas.

…#5ºdia
Neste dia vimos PPT sobre a maçã Annurca e fizemos atividades e a seguir fomos visitar uma fábrica de sumo de maçã Annurca e outras coisas, onde vimos as várias etapas do processamento do sumo de maça. Depois fomos almoçar no restaurante do mesmo sítio. A seguir voltamos para a escola e as nossas famílias foram-nos buscar para irmos às redondezas da cidade, depois voltamos para casa para jantarmos e depois fomos dormir.


…#6ºdia
Fomos para a escola principal onde fizemos atividades online e depois cada país fez um poster. A seguir fizemos experiências, a imitar um vulcão, como cozinhar ovos sem fogo e aprendemos a fazer um shot. A seguir almoçámos pizza e fomos para casa. Estivemos a jogar imenso tempo “Just Dance” depois preparamo-nos e fomos para a festa de aniversário da Miriam, a amiga da Mariana e da Margarida. Foi muito fixe, estivemos a jogar no salão de jogos e depois fomos para casa.


…#último dia
No último dia preparei as minhas coisas e saímos de casa. Quando chegamos ao aeroporto estivemos a conversar e a tirar fotos até ao momento da despedida, choramos tanto, tanto, tanto que nem sei, Depois apanhamos o avião para Frankfurt onde esperámos muito tempo e demos muitas voltas ao aeroporto, e fiquei a conhece-lo de uma ponta à outra, literalmente. dessem ir… 

Quando chegamos a Lisboa, levantámos as nossas bagagens e fomos ter com as nossas famílias.
  

Assim termino a história da minha viagem.
Obrigada por serem tão bons leitores,
Íris Rodrigues nº7 8º1ª